Abril 2017

Campo Grande, abril de 2017

Queridos amigos(as), irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as), e membros comprometidos e consagrados da Comunidade!

Vamos iniciar  meditando, na Bíblia o livro de Baruc, capítulo 3)  “9.Escuta, Israel, os mandamentos da vida, medita a fim de que aprendas a prudência. 10. Donde vem, Israel,que te encontras em terra inimiga, que definas em solo estranho,passas por imundo, qual cadáver,…12.Negligenciaste a fonte da sabedoria….36. É Ele, o nosso Deus, com Ele nenhum outro se compara.                                                                                                                                                                                        

Cap.4)  1.Ela é o livro dos mandamentos divinos e a lei que subsiste para todo o sempre. Todos aqueles que a seguem adquirirão a vida, e os que a abandonam, morrerão. 2.Volta para ela, Jacó, abraça-a. Caminha ao seu encontro ao esplendor da sua luz. 3.Não entregues aos outros esta glória, nem relegues esta salvação a terra estrangeira.4. Ditosos somos nós, Israel, porque a nós foi revelado o que agrada a Deus! 5. Coragem, povo meu, que trazes o nome de Israel!” 

A história da salvação se repete na salvação pessoal de cada um de nós, aquilo que o profeta Baruc disse lá para o povo daquele tempo, diz hoje também para nós, quando ele chama atenção do povo de Israel que abandonou os caminhos da prudência e da sabedoria e os lembra que este caminho é o nosso Deus, em nenhum outro lugar vamos conhecer a paz que excede a toda compreensão humana.  Naquele tempo, mais ou menos setecentos anos antes de Cristo, ao ouvir as exortações do profeta, o povo chorou, orou e jejuou clamando ao Senhor, voltando a Ele os seus corações, confessando os seus pecados, uns exortando também aos outros que deviam corar de vergonha pelo modo como procediam, e hoje não deve ser diferente. Precisamos retomar já o zelo pelas coisas do alto, os santos costumes que fomos deixando cair no esquecimento, a caridade para com os mais fracos, a correção fraterna, mas generosa aos que se deixam corromper pelo mundo, o coração manso e humilde, a prudência e a inteligência para resolver os desafios que surgem não só para nós, como também com aqueles com os quais convivemos ou que nos foram confiados, pedir sabedoria a Deus nas nossas decisões, nas nossas palavras, a fortaleza para dizermos não às seduções e tentações do ter, do poder, do dominar… A promessa para nós hoje é esta: “Ditosos somos nós, Israel, porque a nós foi revelado o que agrada a Deus! 5. Coragem, povo meu!” Vamos pôr isto em pratica sempre, então!

Neste final de quaresma, é tempo favorável para ouvirmos a voz também dos profetas de hoje, eles são mensageiros do céu que nos convidam a uma mudança de vida, a retomarmos nossos compromissos com o Senhor, seja através de uma entrega maior a Ele de tudo que somos e temos, seja também por uma entrega maior de nós mesmos à nossa família, ao nosso ministério, ao sim generoso e perseverante a um chamado, na doação dos dons e carismas com que o Pai nos agraciou para tornarmos a vida o outro melhor.

Deus abençoe você, os seus amados e tudo aquilo que seu coração tem esperado! Feliz e Santa Páscoa!

Com amor, Tia Antonia

Leave a Comment