Agosto 2018

Campo Grande, agosto de 2018

Queridos amigos(as), irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as), membros comprometidos e consagrados da Comunidade!

Amados, vamos iniciar nossa conversa de hoje refletindo a Palavra de Deus, no livro do Profeta Baruc:

3. 9  Escuta, Israel, os mandamentos da vida; medita a fim de que aprendas a prudência .

          …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….                             

     32 Somente Aquele que tudo sabe a conhece, e por efeito da sua prudência a descobre; aquele que criou a Terra para os tempos que não findam; aquele que de animais a  povoou; / 33 Aquele que lança o relâmpago e o faz brilhar, que o chama e ele, bramindo, obedece. / 34 Brilham em seus postos as estrelas e se alegram; / 35 E as chama e  respondem “ Aqui estamos”. E,  jubilosas, refulgem para o seu criador./ 36 É Ele o nosso  Deus, com Ele nenhum outro se compara. / 37 Conhece a fundo os caminhos que conduzem à sabedoria, galardoando com ela Jacó seu servo e Israel, seu favorecido

  1. 4. 1 Ela é o livro dos mandamentos divinos e a Lei que subsiste para todo o sempre./ 2 Todos aqueles que a seguem, adquirirão a vida, e os que a abandonam morrerão.” BARUC

 

 O que este texto quer dizer a mim e a você? A mim, três palavras me marcaram profundamente, são elas: Prudência, sabedoria e obediência. O Homem e a mulher que buscam Deus em suas vidas precisam ter bem definidos estes conceitos. Para alcançarmos a vida plena em Deus, precisamos buscar e viver estes valores. Para termos Deus nas nossas vidas, depende de sermos sábios nas nossas escolhas, prudentes nas decisões que tomamos, mas principalmente obedientes aos princípios e ensinamentos do Senhor! Até o relâmpago,tão temido pelo ruído do trovão que o segue, obedece! Se o Criador as chama, as estrelas brilham alegres, jubilosas para o Senhor, e respondem “aqui estamos”. Mas nós, muitas vezes nos escondemos do nosso Deus, do seu chamado e pior que muitas vezes fazemos isso debaixo de uma capa de humildade. Aos olhos do mundo podemos parecer silenciosos e humildes, mas Deus sonda os corações e sabe que estamos nos escondendo, nos acovardando diante dos desafios. Se somos chamados à ação, frequentemente dizemos “não” primeiro e o “sim” só vem depois, quando vem, por causa do arrependimento, porque sabemos que estamos nos omitindo, estamos fazendo como Adão, escondido de Deus por causa do pecado!Então nos sentimos nus, porque a consciência nos acusa! Isto quando nosso orgulho e nossa soberba não nos cegam a ponto de nos acharmos sempre certos e perfeitos! Mas, prudência, Deus sonda nosso interior, e um dia este ídolo que construímos em cima de nossa pessoa quebra, porque somos frágeis, somos de barro!  As estrelas brilham para o seu Senhor, e nós para quem guardamos o nosso brilho? O nosso melhor tempo? É o mundo que nos domina? É a nossa vontade que predomina? A Palavra diz que os planos de Deus são mais altos do que os nossos, Sua Santa Vontade é soberana! Mas nós temos permitido isto? Como está nossa obediência aos planos do Senhor para nossas vidas, nos valores que aplicamos nos nossos negócios, na nossa vocação, na nossa vida familiar, nos cuidados com os mais velhos, com os mais fragilizados e vulneráveis? O quanto somos verdadeiramente obedientes aqueles que Deus constituiu autoridade sobre nós, como nossos pais ou aqueles que nos coordenam e nos conduzem?

Que possamos ouvir o Senhor através do profeta Baruc e de outros profetas de hoje, sérios e verdadeiros que cruzamos nesta vida. Deus abençoe você, os seus amados e tudo aquilo que seu coração tem esperado!

Com amor, Tia Antonia

Leave a Comment