Agosto 2020

Campo Grande, agosto de 2020

Queridos amigos(as), irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as) e usuários, membros vocacionados, comprometidos e consagrados da Comunidade!

Neste mês, a igreja Católica reflete e reza pelas vocações, e nós queremos nos deter sobre o berço de todas as vocações, que é a família.  Que coisa linda é a nossa família, que coisa linda são todas as famílias, razão e causa de tanta luta, de tanto esforço. Li uma vez uma comparação sobre a picada de uma abelha e a picada de um mosquito e isto aplicado ao relacionamento familiar explica muito bem toda a angústia que cai sobre nós quando algo não vai bem no nosso relacionamento familiar. Vamos ver, então! Se formos picados por um pernilongo, por exemplo, sentiremos dor, desconforto, mas com alguns cuidados, já nem nos lembraremos daquele sofrimento, todavia se formos picados por uma abelha, a dor será muito maior, vai inchar, sentiremos aquele desconforto por um tempo maior, a região ficará quente vermelha, às vezes até precisaremos de um antialérgico! E pensar que aquela abelha que agora traz tanto sofrimento é a mesma capaz de produzir tão doce mel! Assim são nossas dores, outros podem nos magoar, nos ofender e isto logo vai passar, mas se a mágoa vier da família é doloroso demais, porque a família nós amamos, ali temos o mais puro mel, pela família nós nos desgastamos, daremos a vida se preciso for, por isto um desentendimento, uma palavra torta e às vezes até uma traição mais séria doem tanto!

Eu estava me lembrando que, quando nossa primeira filha tinha dois anos, o pediatra pediu um exame de seu coraçãozinho e quando lhe apresentei o resultado, ele me disse, “nem vou falar sobre isto agora com a senhora, vamos repetir o exame e se confirmado só cirurgia para salvá-la” e eu fui para casa com muita dor e muito medo e depois que todos dormiram, eu me pus de joelhos ao lado de seu berço e aí rezei a noite toda, no outro dia aquele primeiro diagnóstico não foi confirmado, lembro-me também quando nosso neto estava enfermo, eu me pus diante do Senhor e pedi que o deixasse vivo e aceitasse a minha vida pela dele, mas Deus o levou para Si. Ele sabe, a cada momento, em cada situação, o que é melhor para cada um de seus filhos. Deus é Pai, e que Pai! Se nós fazemos qualquer coisa por nossos filhos, precisamos lembrar que Deus fez e faz por nós coisas inimagináveis, como dar Seu Filho Jesus Cristo ao mundo para nos salvar. Deus sofreu todas as dores de seu Filho, fico imaginando isto, mas permaneceu firme e Ele voltou para o Pai. Precisamos aceitar Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, de nossas famílias! Apresente a Ele sua família, suas lutas, todo sacrifício e renúncia que você já fez e fará ainda por sua casa!

Como temos vivido nossa vocação nosso chamado na família? Deus manifestou seu amor pela família, pela união dos cônjuges, pela bênção dos filhos, desde o livro de Gênesis 2, 24 “Por isto o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e já não são mais que uma só carne!” Deus fez o início e abençoou desde o primeiro casal, mas manter esta união com respeito, amor e fidelidade depende de cada homem, de cada mulher. Ainda que picadas aconteçam no nosso casamento, no relacionamento pais e filhos, entre os familiares em geral, não podemos renunciar ao mel que só desfrutarão aqueles que aguentarem firme. E muitas vezes, na família, teremos que nos ajudar, que nos curarmos uns aos outros, que “suportar-nos uns aos outros” como diz São Paulo, sustentando-nos uns aos outros nas dificuldades e dores, mas partilhando também os momentos de alegria e festa. Só assim nossa família estará crescendo no modelo da Sagrada Família e, dela, surgirão e serão apoiadas e sustentadas as outras vocações: a vocação do padre, dos religiosos e religiosas, dos catequistas, dos leigos consagrados e dos engajados nas comunidades. Nossa oração por eles também!

Deus abençoe nossas famílias e as famílias do mundo inteiro, Ele nos proteja e nos livre deste Corona Vírus, nesta Pandemia. Se puderem, fiquem em casa, se tiverem mesmo que sair, usem máscaras, façam o distanciamento social e higienizem suas mãos! Estamos em oração por vocês, rezem também por nós!

Com amor, Tia Antonia

Leave a Comment