Dezembro 2015

Campo Grande, dezembro/2015

Amigos e irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as) e consagrados(as)!

Como estão, irmãos e irmãs? Esta é a carta que nós lhes enviamos no ano passado e quero convidar vocês a retomarem a sua leitura, como eu mesma fiz e a partir daí fazer a sua reflexão e preparação para o Santo Natal. Vamos ler, então!

Chegamos ao fim do ano civil e estamos nos preparando para o Santo Natal e Ano Novo. Para a Igreja, já é Ano Novo; encerramos o ano 2015 com a Festa de Cristo Rei e vivemos, agora, o Advento, a espera da vinda de Jesus que vem a nós em três situações: na carne, no coração e na morte do corpo com o juízo pessoal e Juízo Final.

Na primeira vinda, Jesus veio a nós pelo ventre de Maria, conforme Lc 1,28 “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.30.O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.31.Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.32.Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,33.e o seu reino não terá fim.   

 Na segunda vinda, pela experiência pessoal do amor de Deus por nós que nos leva a reconhecer Deus em seu Filho Jesus e confessá-lo como nosso Senhor e Salvador: atos 9,4 “Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues”.“ E Saulo se tornou, aí, Paulo, grande apóstolo de Jesus, que não o conheceu antes da cruz.

Finda nossa missão aqui nesta terra, teremos um encontro pessoal com o Senhor que disse ao ladrão que morria ao seu lado na cruz: “ainda hoje estarás comigo no paraíso’; e esperaremos então o dia do Juízo final na vida eterna, conforme apocalipse 20,11-15 “Vi, então, um grande trono branco e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles.12.Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras.13.O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo, a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado segundo as suas obras.14.A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo. A segunda morte é esta: o tanque de fogo.15.Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo.

Enfim, amados e amadas, viver o Natal não pode ser somente no fim do ano, na caridade e solidariedade movida pela emoção de um tempo, da decoração, das músicas e outros fatores semelhantes; para termos nossos nomes escritos no livro da vida é preciso que retomemos a cada dia o controle de nossas emoções, submetendo ao Santo Espírito de Deus todas as situações: os momentos de alegria e festa, como os momentos de tristeza, de enfermidade, luto e dor, sabendo que, resistindo não conheceremos a segunda morte, todos passaremos pela primeira sim, do corpo, da matéria, mas a nossa alma ressuscitará em Deus, retomaremos ao nosso corpo, o corpo glorioso que receberemos de Deus, você leu no texto anterior que até os corpos que ficaram perdidos no mar serão devolvidos a Deus? Como se fará isto? Eu também não sei, mas posso dizer-lhe que me coloco como Maria se colocou diante do anjo do Senhor e perguntou-lhe ao saber que seria mãe do Salvador: “ Como será isto, se não “conheço” homem algum? E o anjo disse: “ Será obra do Espírito Santo! O Espírito do Senhor te cobrirá com a sua sombra e te gerará para a vida, porque para Deus nada é impossível!

 Assim também será a nossa ressurreição! Obra do Espírito Santo! Creiamos nisto, vivamos o espírito natalino de amor, de perdão, de partilha, de doação total a Deus e aos irmãos e, juntos, veremos o novo céu, a nova terra, a Jerusalém Celeste, a Terra Prometida. Boas Festas! Deus os abençoe!

Com amor, Tia Antônia

Leave a Comment