Janeiro 2017

Campo Grande, janeiro de 2017

Queridos amigos(as), irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as), colaboradores, amigos e membros comprometidos e consagrados da Comunidade!

Com o Tempo do Advento, nos preparamos para o Natal de Jesus e iniciamos o novo ano litúrgico, na Igreja. Agora, o Ano Novo civil também já se anunciou,temos sonhos, projetos, metas e expectativas para vivermos, queremos ser felizes, queremos nosso lar, nossos amados preservados do mal, mas da verdade não poderemos fugir! Só venceremos os desafios e dificuldades que o mundo insiste em nos impor se tivermos um pensamento firmemente solidificado na Palavra do Senhor, nos seus ensinamentos e mandamentos. Muitas encruzilhadas nos deixarão temerosos nas decisões, mas a exemplo de outros que nos antecederam, como Josué, devemos ter a palavra certa, a decisão firme dos que já fizeram a experiência de Deus em suas vidas, nas suas relações, no seu casamento, negócios, e perseveraram na fidelidade, na honestidade da palavra dada, do compromisso assumido, do juramento feito.

Vejamos, então,no AT, o livro de Josué. cap. 24,14­-20:

14.Agora, pois, temei o Senhor e servi-o com toda a retidão e fidelidade. Tirai os deuses que serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi o Senhor.

15.Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.

16.O povo respondeu: Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses.

17.O Senhor é o nosso Deus, ele que nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão; e que operou à nossa vista maravilhosos prodígios e guardou-nos ao longo de todo o caminho que percorremos, entre todos os povos pelos quais passamos.

18.O Senhor expulsou diante de nós todas essas nações, assim como os amorreus que habitam na terra. Nós também, nós serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus.

19.Josué disse ao povo: Vós não podereis servir o Senhor, porque ele é um Deus santo, um Deus zeloso que não perdoará as vossas rebeliões e os vossos pecados.

20.Se abandonardes o Senhor para servir outros deuses, ele se voltará contra vós e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem.

21.Não, clamou o povo, porque é o Senhor que nós queremos servir!

 Irmãos e irmãs, assim como Josué, nós também recebemos tudo de Deus, ainda que com nosso suor, nosso trabalho, mas é a bênção do céu que faz nossos projetos frutificarem, e cada um de nós precisa responder a esta pergunta: A quem quereis servir? Um pai não pode responder por seu filho e vice-versa, nem os esposos, embora sejam, pelo matrimônio, uma só carne, a resposta é pessoal, as pessoas têm que escolher por si mesmas. Hoje os ídolos são o dinheiro, ou o que ele pode comprar, o poder de “reinar” sobre os outros, a beleza física, a TV, o celular e eu e você sabemos que é mau tudo que nos tira um milímetro que seja das promessas que fizemos ao Senhor ao sermos resgatados da escravidão, do pecado, da ignorância. Se chegamos até aqui, se crescemos, se conquistamos espaços, foi porque a mão do Senhor nos conduziu e não lhe podemos agora virar as costas simplesmente e querermos caminhar sem Ele, isto é ingratidão, é infidelidade, e como diz a Palavra “se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais!” Sempre é tempo de conversão, de arrependimento, de voltarmos a casa paterna, de reconhecermos nossos pecados e nos jogarmos nos braços dos quais nunca deveríamos ter saído? Quais são, então, nossos propósitos para o ano que se inicia? Caminhar com Ele, ou virar-lhe as costas? A quem queremos servir? Vamos ajudar quem sofre, quem precisa, ou unicamente pensar em nós mesmos, em nossas necessidades e às vezes na nossa ganância de vencer, de ter, de mandar… Mas ter sem Deus é se atirar-se num precipício, é caminhar no escuro… é muito triste viver sem luz … Vamos permanecer no Senhor! Vamos, como Josué, professar, então:  “Neste ano, eu e minha casa serviremos ao Senhor!’

 Feliz Ano Novo! Muitas graças e bênçãos!

Com amor, Tia Antonia.

Leave a Comment