Julho 2018

Campo Grande, julho de 2018

Queridos amigos(as), irmãos(ãs), sócio-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as), e membros da Comunidade!

1Meu espírito se compraz em três coisas ,/ que têm a aprovação de Deus e dos homens : /

2A união entre os irmãos, o amor entre os parentes / e um marido que vive bem com sua mulher/

3Mas há três espécies de gente que minha alma detesta, / e cuja vida me é insuportável: /

4um pobre orgulhoso, um rico mentiroso / e um ancião louco e insensato. Eclesiástico 25

Que esplêndida mensagem mais uma vez o Senhor nos oferece hoje, do livro do Eclesiástico, e que é direcionamento para nossa conduta, nossos sentimentos e modelo de vida para nós. A começar pela estrutura proposta a ser vivida na família, com os familiares e entre o casal, irmãos que não se deixam contaminar pelas disputas, pelos ciúmes e competição. Este e o sonho dos pais: que os filhos, se amem, se respeitem, cuidem uns dos outros, que se coloquem no lugar do outro, que usem de misericórdia entre si.

Para alcançarmos este ideal é importante também que observemos quais são as coisas detestáveis aos olhos de Deus e dos irmãos e, aí aparece o orgulho: uma ferida que impede o caminhar, o orgulhoso se torna ciumento, desconfiado, e muitas vezes se afasta das pessoas que só querem ajudá-lo, faz com que tenha até raiva das almas generosas que Deus põe em seu caminho.

Ruim também é a mentira, seja pobre, seja rico, que o sim seja sim, que o não seja não! Que deplorável é uma pessoa falsa, que inventa, que levanta falso testemunho! Que triste é descobrirmos que o que ouvimos de alguém que admiramos, amamos, não passou de invenção, que era tudo mentira, que as palavras, as promessas, as atitudes eram tão somente castelos de areia que desmoronam a qualquer vento forte!

E, conforme os anos passam, a idade chega e os cabelos branqueiam que nos tornemos sempre mais prudentes, sensatos, sérios, adquirindo a sabedoria que vem de Deus, para aconselhar os que precisam de ajuda, confortar os que sofrem, orientar aqueles que estão passando por situações difíceis, para sermos um farol que ilumina os caminhos e facilita os passos de nossos amigos, familiares e pessoas que Deus nos confia. Que sejamos, então, agradáveis aos irmãos e ao Senhor!

Com amor, Tia Antonia

Leave a Comment