Junho 2015

Campo Grande, junho de 2015

Queridos amigos(as), irmãos(ãs), sócio-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as) e membros consagrados da Comunidade!

Vivemos, há poucos dias, a Festa de Pentecostes, fazendo memória do dia em que Maria e os apóstolos reunidos no Cenáculo (Atos 02), receberam o cumprimento da Promessa do Pai, o Espírito Santo, o Paráclito, o Consolador, o Espírito da Verdade”.  Neste mês, dia 04, a Igreja nos convida a continuarmos aprofundando esta experiência na Festa do Corpo de Cristo, daquele que por ação deste mesmo Espírito se faz presente na Santa Eucaristia, nosso alimento na caminhada e na resposta à nossa vocação. Este é também o mês da Festa do Coração de Jesus, o mesmo coração que se dá a nós na Santa Eucaristia.

JUNHO – Mês do Coração Eucarístico, Mês do Sagrado Coração de Jesus!

Não podemos falar do Coração de Jesus, sem falarmos do nosso próprio coração, num tempo difícil como o que vivemos, quando vemos aparentemente o mal se sobrepor ao bem e levar vantagem aquele que não é fiel, que engana, que mente que frauda, Mas o que nos diz a Palavra de Deus? No livro de Zacarias, no Antigo Testamento, capítulo 13, 7-9, são promessas de restauração, de libertação para todo aquele que permanece fiel, apesar da luta, das provações e perseguições:

                                                “Espada, levanta-te contra o meu pastor, (contra o meu companheiro – oráculo do Senhor dos exércitos). Fere o pastor, que as ovelhas sejam dispersas: Voltarei a minha mão até mesmo contra os pequenos. 8 Em toda a terra – oráculo do Senhor – dois terços dos habitantes serão exterminados e um terço subsistirá. 9 Mas farei passar este terço pelo fogo; purificá-lo-ei como se purifica a prata, prová-lo-ei como se prova o ouro. Então ele invocará o meu nome, eu o ouvirei, e direi: Este é o meu povo; e ele responderá: O Senhor é o meu Deus.”

Todos nós somos chamados a sermos guias e pastores uns dos outros, seja no nosso trabalho, na nossa família, na igreja e também nas nossas amizades. Como temos cuidado uns dos outros, qual nossa atitude diante dos erros e experiências negativas dos outros? Simplesmente apontamos o dedo acusador diante deles e nos afastamos ou gastamos nosso tempo, nossas palavras e nossa paciência com aquele ou aquela que caiu, que perdeu, que às vezes até zombou de nós, foi instrumento da nossa tortura, aumentou o fogo da nossa provação e damos o tempo necessário para que possamos voltar e insistir que a vida na presença do Senhor vale a pena, que a família é o lugar onde passamos pelas mais duras provas, mas como disse São Francisco de Sales fazendo uma analogia à abelha: é  de onde vêm as mais dolorosas agulhadas, mas é na família que provamos o mais doce e puro mel! Quem tem coragem de fazer o que Deus quer, se coloca no coração deste mesmo Deus! E tudo fica mais fácil, limpar, educar, lavar, sustentar, ser fiel ao cônjuge, consumir-se, se preciso for, para que a família seja estruturada, que os valores sejam preservados. Nossa família é a melhor que existe! A tua família é a melhor para você! Nós precisamos amar e anunciar este valor e anunciar pelo testemunho de perseverança, de pastoreio fiel para que quando o justo juiz chegar, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos encontre onde devemos estar, assumindo os valores e a vocação a que fomos chamados, ungidos, consagrados pelo nosso batismo.Irmão, irmã, não pegue atalhos, carregue com alegria o fardo de cada dia, suporte o fogo das provações, das seduções, das facilidades e no final de cada dia invoque o nome do Senhor sobre a sua vida e a sua casa e sinta no seu coração a voz do Senhor que lhe diz: “Este é o meu povo!” E antes de adormecer fielmente responda: “O Senhor é o meu Deus!”

Amados e amadas, confiem, permaneçam na fé, não desistam do amor, do perdão, da família e da esperança na vitória reservada àqueles que perseveram até o fim e a qualquer custo! E acreditem nas promessas do Pai aos seus filhos!                                                                                                                                                                                                   

Com amor, Tia Antonia

Leave a Comment