JUNHO 2021 – Coração Santo, fonte de todas as vocações.

Campo Grande, junho de 2021

Queridos amigos(as), irmãos (ãs), benfeitores, colaboradores, voluntários(as), prestadores de serviços, assistidos(as) e usuários, membros vocacionados, comprometidos e consagrados da Comunidade!

Junho, mês do Sagrado Coração de Jesus! Coração Santo, fonte de todas as vocações, coração que nos ajuda a sermos fiéis à nossa vocação, ao nosso chamado, enquanto filhos de Deus, enquanto pais, mães, avós, enquanto servos, enquanto discípulos e missionários do Senhor. Foi do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo que nasceu também a vocação Sagrada Família e toda a comunidade, a vida fraterna, a missão nas famílias, entrando nestas, muitas vezes, através dos idosos. Nosso símbolo de Consagração, que carregamos no peito, tendo o Sagrado Coração de Jesus ao centro de uma cruz, quer realmente mostrar nosso amor, nossa devoção e nossa opção por Ele e por seus ensinamentos. E, neste ano, celebramos o Jubileu dos vinte anos de fundação, do nosso sim ao chamado do Senhor à vida comunitária, de uma vida voltada à vivência do Evangelho, vida de obediência à Igreja e de, em tudo, buscarmos a vontade do Senhor antes da nossa.

Assim viveram outros missionários, antes de nós, e nos deixaram grandes ensinamentos que norteiam os nossos passos e nos dão forças, nos confortam nas provações e dificuldades das quais também não escapamos, como disse o apóstolo Paulo aos seus seguidores daquele tempo e podemos trazer essa palavra hoje para nós:

28Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. 29.Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. 30.Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. 31.Vigiai! Lembrai-vos, portanto, de que por três anos não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. 32.Agora eu vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para edificar e dar a herança com os santificados. 33.De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. 34.Vós mesmos sabeis: estas mãos proveram às minhas necessidades e às dos meus companheiros. 35.Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!”. Atos dos Apóstolos, 20 – Bíblia Católica Online

Paulo exortou os irmãos daquela época, irmãos e irmãs,  e o Espírito Santo nos indica que as mesmas coisas que os cristãos de outrora passaram, nós também somos suscetíveis a passar, porque o mundo não mudou, não se converteu, há ainda lobos cruéis entre nós, mas não podemos deixar ninguém caído e desanimado, quando um está abatido, outro é chamado a animá-lo, a defendê-lo nos ataques e a lembrar as promessas do Senhor e da sua fidelidade que são para sempre. Essa é nossa missão, acudir os fracos ou enfraquecidos por situações vividas. Somos todos responsáveis uns pelos outros, nisto está a beleza de sermos cristãos, pois se um dia precisamos ser pastoreados, em outros vamos pastorear. Ninguém pode ficar caído, nossa missão é conquistar almas para o Senhor, mas que possam já, neste corpo terreno, viver a experiência do céu, da fraternidade, do amor desinteressado pelas coisas mundanas e materiais, mas nos darmos plenamente pelo próximo e em tudo trabalharmos para o soerguimento uns dos outros. Viver isto é viver o céu aqui na terra, agora mesmo, e nosso coração viverá exultando por estarmos criando um mundo melhor, oferecendo condições de vida digna, vida plena para quem disso necessita. E nem sempre é material a necessidade, mas, principalmente, lembrar ao homem e a mulher sua dignidade de seres criados à imagem e semelhança de seu Criador, pessoas que formam uma Igreja, adquirida por Deus, à custa de seu próprio sangue, o sangue de Jesus Cristo. Nós somos preciosos e precisamos não só nos lembrarmos sempre disso, mas lembrar isto também a tantos e tantas que se aproximam de nós e precisam de conforto, de restauração, de vida plena, de uma palavra amiga, de um olhar amoroso sobre suas vidas, precisam experimentar Deus, num encontro pessoal com Jesus e saber o quanto são importantes para Deus e para nós. Aí conheceremos a alegria de dar, de ofertar, de fazer de nossas vidas uma oferenda agradável ao Senhor.

Nesse ano, queremos comemorar juntos com vocês a graça de sermos Comunidade Católica Sagrada Família, já estamos construindo nosso calendário de comemoração e homenagens àqueles que caminharam conosco direta ou indiretamente, nesses primeiros vinte anos, e você será convidado para este encontro de ação de graças. Pode aguardar o convite!

Enquanto isto, façamos a nossa parte no nosso dia a dia, na oração e na espiritualidade, mas cuidando da higiene das mãos, dos objetos, do uso das máscaras, do álcool em gel. Evitemos aglomerações. Cuidem-se para poder cuidar dos outros também. Carinhoso e fraterno abraço a você e sua família, Deus os abençoe!
Com amor, Tia Antonia

Leave a Comment