Outubro 2011

Campo Grande, outubro de 2011

Querido amigo(a), irmão(ã), sócio-colaborador(a), voluntários(as),estagiárias,

assistidos(as) e membros da Comunidade.

Estamos já em outubro de 2011, um pouco mais e fecharemos este ano para

recomeçarmos em 2012; nem sempre avaliamos o que passamos como totalmente positivo, mas resolvi olhar a carta do ano passado, outubro, e trago-a aqui para  meditarmos o que já vivemos. Ela dizia assim e parece feita para hoje:

“Que momento estamos vivendo em nossas vidas, seja na família, no trabalho, na vocação ou nos nossos relacionamentos em geral? Não importa quão difícil está viver este momento! Importante mesmo é reagirmos, é sabermos que vai passar! Nada e nenhuma situação é permanente! Importante é nos prepararmos para o ‘ novo’ que há de vir! Importante é abrirmos a mente e o coração para aquilo, aquele ou aquela que está chegando!

Receber o novo é um desafio e o sucesso do futuro depende desta acolhida, de sabermos preservar os valores aprendidos quando  esperávamos o que havia de vir: a oração, a súplica constante, o coração esperando em Deus e na ação do seu Santo Espírito!

Quando esperávamos muitas coisas aconteceram, fomos perdendo coisas e situações para que pudéssemos acolher e dar lugar ao novo; para brotarem novas folhas a árvore perde as antigas, a ave perde as penas e nós, às vezes, perdemos até  os cabelos.O que você tem perdido para dar lugar ao novo que virá?

Nesta espera, muitas coisas acontecem, outras vezes é preciso tomarmos um novo caminho, ou um novo jeito de caminhar, somos interrompidos quando parece que estamos no melhor momento; outras vezes, nada acontece, precisamos esperar no silêncio, no silêncio das coisas, no silêncio de Deus!

Mas coragem, você está para alcançar o que tanto tem pedido ao Senhor! Espere nEle, faça a sua parte e tenha paz nesta espera! Nada é permanente, mas a Palavra de Deus é para sempre, sua fidelidade é eterna, suas promessas também são para sempre!”

 

Lembrem-se, irmãos(ãs), somos missionários(as), somos discípulos do Senhor e o discípulo não é maior que o seu Mestre, Ele foi perseguido, humilhado, zombaram dele em público, citaram seu nome nos tribunais dos homens, mesmo quando Ele não estava presente! E, quando estava, Ele também permaneceu em silêncio! Mas até a natureza falou por Ele no Calvário, Deus falou por Ele, ressuscitando-o! Ele venceu a morte; para isto passou pela dor, pelo desprezo, pelo esquecimento. Viraram-lhe as costas! Mas o Pai, que tudo vê, não ficou indiferente diante destas situações que Ele viveu, que nós vivemos, que você vive, na sua família, no seu trabalho e às vezes até na sua vocação, no seu ministério.

Não desista, avalie tudo que tem feito, todo bem que tem espalhado e pese também tudo que ainda falta fazer para que o mundo seja melhor e não negue a sua contribuição, faça a sua parte, planeje o próximo ano com coragem, com decisão. Termine o que começou e vá em frente com fé!

O Senhor tudo vê e vai  no fim separar o joio do trigo; será impiedoso com a falsidade, a corrupção a maldade, a hipocrisia, a encenação… Ele é rico em misericórdia, mas é justo quando “pesa”!

Hoje estou escrevendo em casa, doente já há quase um mês, sentindo na pele as dores de Jó, relendo até sua história na Bíblia. É uma  Herpes Zoster nas costas, muitas dores e o perigo de contágio afastaram-me da comunidade há tanto tempo já,  mas neste mês missionário planejaremos nosso trabalho para o próximo ano e partilho primeiro com você que nos ajuda a mantermos esta obra: “ Para o ano que vem queremos ser mais missionários! Ficar menos na comunidade para estarmos mais nas visitas domiciliares. Estamos nos preparando para podermos, em nome da nossa Igreja, ser conforto aos que sofrem em casa e/ou nos hospitais.”

Contamos com você, com sua oração, para que nós possamos estar onde você não pode ir e também para que possamos vencer os desafios da  missão, não só anunciando Jesus, mas também, denunciando as situações de hipocrisia, descaso e falta de amor que presenciarmos nas situações que tivermos que enfrentar. E você sabe que isto é difícil, traz crítica e desconforto, quando não fechamos os olhos para coisas erradas  e  delas ousamos falar!

Aqui, na comunidade, também vivemos esta espera tanto nas nossas famílias e vida pessoal quanto na vocação, na missão e nas confirmações de Deus para nossa carisma, nossa missão.

Por isto nós nos unimos, em oração, a você nesta espera, todos os dias rezamos por você, por sua família, por suas necessidades! Somos gratos pela sua presença, sua amizade e  colaboração!

Reze por nós também e  reze pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas!Reze pelo clero, como nos pede o Papa Bento XVI, para que os padres sejam amparados nas lutas do dia-a-dia e permaneçam santos, sejam o Cristo no meio de nós! E que os leigos agüentem firmes também! Vamos permanecer unidos, porque juntos somos mais!

Com amor, tia Antonia.

Leave a Comment