Setembro 2011

Campo Grande, setembro de 2011

 

Querido amigo(a), irmão(ã), sócio-colaborador(a), benfeitores(as), voluntários(as), estagiárias, assistidos(as) e membros da Comunidade.

 

Setembro, mês da Palavra de Deus! A palavra de Deus é viva!

 

Irmão, irmã, você já recebeu uma carta? E uma carta de amor?E uma carta de orientações, direcionamento para seus passos, suas atitudes? E uma carta de correção, de exortação? Atualmente, quase não se escrevem cartas, quando muito um e-mail, tipo bilhete, não é? Mas Deus, através de seus profetas escreveu para nós! A 2ª carta de São Pedro, cap. 1, versículo 21 diz: “Porque jamais uma Profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus”. Seja qual for seu grau de conhecimento, de instrução, aceite esta verdade; Deus amou tanto os homens e as mulheres que nos deixou sua Palavra para nos orientar, nos conduzir e livrar-nos nas encruzilhadas que nos aparecem ao longo de nossa caminhada.

 A cultura bíblica nos levará a uma fé madura, que robustecida pela oração, pela intimidade com o Espírito, que a inspirou, fará com que sejamos cristãos conscientes, que suportemos as adversidades, que confiemos na ação do Senhor na nossa história e na história de nossa família.

É saudável e recomendável que as famílias tenham coragem de reservar um tempo, ao longo do dia, para ler um texto bíblico, talvez as leituras propostas na liturgia, trocar idéia sobre seu conteúdo, sua mensagem. Se você tiver coragem para fazer isto, tenha certeza, sua casa não conhecerá a contaminação dos vícios e maus costumes; será como o lar de Nazaré, onde Maria aprendeu de Ana e Joaquim, seus pais, que o Messias nasceria de uma Virgem e quando o anjo a visitou ela estava em condição de dizer sim e ser a mãe do Salvador! A nossa mãe!

Precisamos preparar nossas crianças, nossos jovens e toda a nossa casa pela leitura e meditação da Palavra, também para que não tenhamos que nos arrepender mais tarde de termos desperdiçado nossa convivência familiar perdidos na frente de uma TV, de um computador e outros meios que são bons, se soubermos dar a eles o valor que têm, na proporção certa, sem permitir que se tornem os deuses do nosso lar.

Temos uma netinha de seis anos, apaixonada por Jesus, mal começou, agora a ler e já se pôs à disposição para fazer a leitura na missa, neste domingo. Tropeçando nas letras, em palavras cujo significado nem conhece, foi lendo com coragem, apesar do olhar nada benevolente, nem encorajador do sacerdote que presidia! Que alegria para ela e para nós, sua família, seus amigos do Projeto e nossos idosos quando, chegando ao final da leitura, proclamou com decisão: Palavra do Senhor!

Ao final da celebração, disse que quer saber tudo de Jesus, quer ser coroinha, quer fazer 1ª Comunhão, quer ser voluntária na obra! Peçamos ao Pai este coração de crianças para nós também! Que Ele nos leve a querê-lO sempre mais, a ter sede e fome da Palavra, da oração, de justiça! E dizer sempre sim, quando nos chama e nos pede algo!

                                                                       

Com amor, Tia Antonia.

Leave a Comment