Setembro 2014

Campo Grande, setembro/2014 – Mês da Bíblia

Amigos e irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as), estagiárias e consagrados(as)!

Estamos iniciando o mês da Bíblia. Coleção de livros, inspirados por Deus no seu Santo Espírito, mas escrito por homens e mulheres que viveram a fé, acreditaram nas promessas do Senhor e por isto foram capazes de ações e gestos que transformaram o mundo e transformam ainda hoje a vida de tantas pessoas que creram e creem na Palavra de Deus. Após a ressurreição de Jesus, antes de subir aos céus, Ele manifestou-se aos seus discípulos que tentavam, em vão, pescar no Lago de Tiberíades.  João 21,4-6 :

4.Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram.

5.Perguntou-lhes Jesus: Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer? Não, responderam-lhe.

6.Disse-lhes ele: Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes.

 Os discípulos estavam cansados, abatidos, desanimados. A morte os estava vencendo. Jesus estava morto na vida deles. A fome e a falta de esperança minavam suas forças. Mas a ressurreição de Jesus trouxe-lhes a vida e a esperança. Eles estavam sem forças, fracos, sem alimento, como muitas pessoas vivem hoje em dia. Abatidos pela descrença, pela falta de alimento sólido. Este alimento só vamos encontrar na Palavra de Deus, lida, relida, ruminada, digerida. Aqueles discípulos estavam lá já sem esperanças, mas por causa da Palavra do Senhor que ouviram e obedeceram, viram suas redes se encherem… por causa da Palavra do Senhor “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis.”Hoje este mesmo Senhor diz para mim e para você : “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis.”

Este lançar a rede implica numa retomada dos nossos objetivos, daqueles passos que já tínhamos iniciado, daqueles propósitos já foram feitos e que por conta de tantas pedras de tropeço surgidas no caminhar (enfermidades, desavenças, orgulho, vaidade, acomodação, preguiça, excesso de trabalho, ganância, egoísmo) fomos deixando para trás, para depois, até ficarem aparentemente esquecidos, mas que nos marcam com um vazio lá no fundo de nosso ser, uma insatisfação e ansiedade que só terão fim no dia em que nos rendermos ao projeto de Deus para nossas vidas, sem vacilação, sem trocas, sem desculpas nas quais só nós acreditamos porque Ele sabe que são desculpas, que é fuga de Sua Vontade… E de Deus ninguém foge, seu olhar nos persegue, nos acompanha, nos queima!

Por causa da Palavra do Senhor, “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis”, é preciso que nós nos coloquemos em pé, em ação, em prontidão. Com mais zelo, com mais fidelidade, com maior desejo de perfeição porque é um chamado que vem do céu! O que você deixou para trás? Ou, às vezes, ainda não deixou, mas está como aqueles pescadores, fazendo por fazer no seu trabalho, na vida familiar, no seu casamento, na sua vocação!

Busque força na oração, na leitura e estudo da Palavra de Deus, na convivência cm pessoas de fé, na fidelidade ao seu Santo Batismo. Rezem por nós, nós também estamos sempre em oração por vocês que são nossos amigos e colaboradores. Deus os abençoe!

Com amor, Tia Antônia

Leave a Comment