Setembro 2020

Campo Grande, setembro de 2020

Queridos amigos(as), irmãos (ãs), sócios-colaboradores, voluntários(as), assistidos(as) e usuários, membros vocacionados, comprometidos e consagrados da Comunidade!

SETEMBRO – Refletiremos neste mês sobre a Palavra de Deus em II Pedro 1, 21-22

“20. Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. 21.Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.”

Leia mais em:  https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/ii-sao-pedro/

Neste mês, a Igreja reflete sobre a Palavra de Deus, sim a Palavra é de Deus e não dos homens. Nós vimos, acima, a carta de Pedro nos garantindo que toda profecia verdadeira é obra do Espírito Santo, homens e também mulheres que se abrem à escuta do que o Senhor quer falar ao seu povo são capazes de orientar, formar, exortar e até mesmo chamar atenção quando erros estão sendo cometidos, quando o povo está se desviando. O Pai, querendo nos conduzir e estar sempre conosco, foi suscitando profetas, no meio do povo, para que fossem a sua voz, que fossem obedientes ao seu chamado e àquilo que realmente Ele queria falar. Claro, eram humanos e às vezes se desviaram do seu chamado, da sua vocação, não obedeceram com fidelidade o quê, onde e quando o Senhor lhes pedia que falassem, como aconteceu com o profeta Jonas, que fugiu da missão e depois de acabar na barriga da baleia, voltou para cumpri-la, ainda que questionando o Senhor por ter mudado suas ameaças e perdoado o povo arrependido. Outros profetas, até nos dias de hoje, cometem erros, pecam, mas Deus nem sempre tira seus dons, como não tirou de Davi pelo pecado cometido tomando para si a mulher de Urias. Deus não quer o pecado, mas ama o pecador. Sempre é tempo de arrependimento e de voltamos a Ele.

Nós cantamos assim, com o padre Zezinho:

“É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, sua Palavra é assim, não passa por mim, sem deixar um sinal. /Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei, tenho medo de ouvir teu chamado, virar do outro lado e fingir que não sei!”  Quantas vezes o senhor fala conosco, através dos profetas bíblicos, ou através dos profetas de hoje, não só das autoridades constituídas da Igreja, mas também através de pequeninos, de pessoas com as quais convivemos e às vezes nós fingimos não entender o chamado, viramos as costas a Ele, ou nos fechamos na mágoa, no medo, no desânimo, na desconfiança, na preguiça, na acomodação e tantas outras desculpas e motivos que arrumamos para não fazer o que Deus nos pede, para não ajudar quem precisa, para  não nos doarmos um pouco mais aos outros ou a uma obra. Outras vezes, o orgulho, a soberba nos levam atrás de situações onde possamos ter destaque, ser elogiados e preferimos a porta larga da lisonja, das conquistas fáceis, porque achamos que o caminho que leva ao céu é tão difícil, tão pedregoso. Você já viveu situações assim? Eu já e tive que voltar atrás, porque o Espirito Santo me convenceu de que eu não seria feliz, nem teria paz completa se virasse as costas ao Senhor. Assim como Ele nos chamou, certamente chamará você, se já não chamou… Então, abra seus olhos, seus ouvidos e siga os passos do Bom Pastor, Ele cura nossos medos, nos envia seu Santo Espírito e nos capacita para o que enfrentaremos, nos carrega nos braços nos momentos mais difíceis e no final, veremos que é muito bom servir.

Deus abençoe nossas famílias e as famílias do mundo inteiro, Ele nos proteja e nos livre deste Corona Vírus, nesta Pandemia. Se puderem, fiquem em casa, se tiverem mesmo que sair, usem máscaras, façam o distanciamento social e higienizem suas mãos! Estamos em oração por vocês, rezem também por nós!

Com amor, Tia Antonia.

Leave a Comment